SEJAM TODOS BEM VINDOS

Material Didático informativo da área de Interação Humana ao Computador

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Metáfora Visual


Metáforas Organizacionais
Metáforas organizacionais dependem da estrutura existente de um grupo, sistema ou organização. Por exemplo, se você está criando um site para vender alimentos, sua metáfora poderia ser um supermercado, onde produtos são agrupados logicamente por tipo (vegetais enlatados, laticínios, cereais, biscoitos, etc).


Metáforas Funcionais

Metáforas funcionais relacionam tarefas que você pode fazer no site com tarefas que você pode fazer em outro ambiente. O programa gráfico Photoshop utiliza muitas metáforas funcionais: você pode figuradamente "cortar", "copiar" e "colar" gráficos em um computador - como se você estivesse utilizando tesoura e cola no mundo real.


Metáforas Visuais

Metáforas visuais são baseadas em elementos gráficos comuns, familiares para a maioria das pessoas em nossa cultura. Se você está elaborando um site de música que permite aos usuários tocarem músicas, você pode querer usar os ícones tradicionais para "tocar", "parar" e "pausar", encontrado em todos os aparelhos que tocam CD. 



windows 3.11


windows 95


Windows  98


Windows ME


Windows XP


Windows Vista


Windows 7


Windows 8
Link para a página do Windows 8 Preview



O Signo nas interfaces interativas

As interfaces gráficas adotam todos os tipos de signos. No entanto, os estudos e as aplicações da interface gráfica se popularizaram a partir da Xerox Star, Apple Lisa e, mais recentemente, da Apple Macintosh. A literatura que registrou esses estudos estabeleceu o termo “ícone” como sendo genérico para expressar os tipos de signos na computação gráfica dos anos 80. Apesar do termo ícone ter sido popularizado de maneira genérica, o seu real significado tem bases na teoria da Semiótica.
Os ícones constituem um conjunto de elementos de interação bastante importantes no design de interfaces. Geralmente, estão associados às funções num programa ou à mudança de tela ou de mídia, num ambiente hipermídia. Podem estar representados simplesmente como figuras ou sobre botões. Como um tipo de metáfora, os ícones representam objetos físicos familiares ao mundo real profissional dos usuários. Entretanto, podem também representar ações ou conceitos abstratos, também familiares aos usuários.
Atualmente, há uma ampla utilização ícones sobre botões nos sistemas interativos. Os ícones representam uma função, ou seja, comunica uma ação. A figura deve ser clara, legível e inteligível.
Compor um ícone significa simplificar a imagem, excluindo detalhes supérfluos, valorizando a forma, o equilíbrio, a proporção e a estética. O contraste é fundamental para uma boa legibilidade e impacto visual. Deve atrair a atenção, ser fácil e imediatamente interpretado pelo usuário.











Interface Comercial:



Interface Informacional:



Recuperação de Informação:



Interface Experimental:






                  
A revista online Abril informou que a Microsoft disponibilizou a versão de teste do sistema windows 8 Consumer Preview.
O Anúncio foi feito durante a Mobile World Congress, pelo presidente da divisão Windows da Microsoft, Steven Sinofsky. Segundo o executivo, desde então a equipe de operações da empresa estão trabalhando no data Center para que não haja problemas durante os downloads.


Podemos visualizar mais detalhes no site:
http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/windows-8-beta-e-liberado-aos-usuarios-29022012-17.shl


Windows 8  Release Preview:

http://info.abril.com.br/downloads/windows-8




Fonte:
http://pt.scribd.com/doc/62614164/Dissertacao-Midias-Digitais-Interfaces-Hibridismo-e-Metaforas
http://www.tudocriativo.com/blog/index.php/dicas-de-design/23-incriveis-sites-de-apenas-uma-pagina/
http://www.jbruni.com.br/AI/Arquitetura-da-Informacao-Tutorial.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário